ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE COBERTURAS VERDES

Rua João da Maia nº 540
4475-643 Maia
(00351) 931 645 040
baseancv@greenroofs.pt

 

 

PROJETO QUINTO ALÇADO DO PORTO (PQAP) 

 

 

 

O Projeto Quinto Alçado do Porto (PQAP), da autoria do Engº Paulo Palha, Presidente da ANCV, teve como objetivo principal a definição de um modelo de integração das coberturas verdes na estratégia ambiental e urbanística da cidade do Porto, tornando-as parte da estratégia de infraestrutura verde da cidade.

 

O projeto teve inicio em Agosto de 2016 e contou com a colaboração de uma vasta equipa de elementos de diferentes departamentos da Câmara Municipal do Porto. Também participaram diferentes Faculdades, Municípios estrangeiros, a European Federation of Green Roofs Assotiations e a World Green Infrastructures Net-wok, entre outras entidades de relevo.

 

O PQAP representou um importante passo na história das Coberturas Verdes em Portugal, já que foi a primeira vez que uma Câmara Municipal manifestou oficialmente a sua vontade de incluir as coberturas verdes na legislação referente ao planeamento da cidade. O projeto foi determinante para dar à ANCV capacidade executiva e uma crescente visibilidade. Por outro lado, simboliza o carácter interdisciplinar que a ANCV acolhe, pois ao longo da sua execução foi sendo necessária a intervenção de grupos de investigação, empresas, e municípios; exatamente o net-work criado pela ANCV.

 

 

 

 

 

O Poster do Projecto Quinto Alçado do Porto (PQAP), ganhou o prémio de melhor Poster do congresso “Green Infrastructure: Nature Based Solutions for Sustainable and Resilient Cities”

Este congresso que se realizou em Itália, na cidade de Orvieto, entre os dias 4 e 7 de Abril, contou com a presença de mais de 400 participantes de todo o Mundo.

Foram seleccionadas para este congresso mais de 200 apresentações orais, e 90 Posters, que abordaram de forma diversa o tema do congresso.

No final do congresso foi realizada uma cerimónia de entrega de prémios para a melhor apresentação oral e o melhor Poster, onde todos os participantes do congresso aguardaram pela decisão do júri internacional.

Foi com grande entusiasmo que todos os cerca de 20 participantes Portugueses, viram ser anunciado o Poster do Projecto Quinto Alçado do Porto, como o grande vencedor!

Este prémio é o reconhecimento da qualidade da metodologia, e do processo, que está a ser desenvolvido pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) para a Câmara Municipal do Porto, contando com a participação e empenho das equipas técnicas dos departamentos de Urbanismo, Ambiente e Espaços Verdes da CM Porto e com diversas instituições de investigação e parceiros internacionais.

 

 

 

 

© 2019 Associação Nacional de Coberturas Verdes | by Thesign