VOLTAR

REPÚBLICA CHECA IMPLEMENTA POLÍTICA DE INCENTIVO PARA INSTALAÇÃO DE COBERTURAS VERDES



O Ministério do Ambiente da República Checa acaba de lançar um novo programa de suporte para “Economias Verdes” no sector de construção, que inclui o financiamento de Coberturas Verdes.

Os fundos estarão disponíveis a partir de 2017 e o programa deve representar um aumento significativo do mercado de Coberturas Verdes no país. Trata-se de um importante passo na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes, que reforça a presença de Coberturas Verdes na agenda europeia de infraestruturas verdes e serviços ecossistémicos.

O programa garante fundos para a construção de CV extensivas e semi-intensivas. As coberturas intensivas só serão financiadas se a fonte do sistema de rega não for água potável.
O incentivo corresponde a um subsídio de 18€ por m2 e apresenta as seguintes condições:
• O substrato deve apresentar uma espessura igual ou superior a 80mm
• A camada de vegetação deve utilizar um substrato apropriado à cobertura
• A cobertura verde deve incluir pelo menos 5 espécies vegetais autóctones
• O candidato a financiamento deve ser responsável pela manutenção da Cobertura Verde a longo prazo
• As Coberturas Verdes devem ser concebidas de acordo com o Guia Prático de Coberturas Verdes, lançado pela Associação Checa para Coberturas Verdes.

O anúncio sucede o recente lançamento do "Guia Prático de Coberturas Verdes", criado pela Associação Checa de Coberturas Verdes, membro da European Federation of Green Roofs Associations, da qual a ANCV também faz parte. Este facto fará com que as futuras coberturas verdes aí instaladas possam garantidamente ser casos de sucesso. 
A ANCV continua a trabalhar para que uma realidade semelhante seja possível em Portugal estando para breve agendado o lançamento do Guia Nacional para projeto, construção e manutenção de coberturas verdes.

Fiquem atentos!

ANCV