ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE COBERTURAS VERDES

Rua João da Maia nº 540
4475-643 Maia
(00351) 931 645 040
baseancv@gmail.com

IGIC Porto 2018 | Primeira Conferência Internacional de infraestruturas Verdes no Porto

                   

 

Decorreu nos dias 24 e 25 de maio a primeira Conferência Internacional de Infraestruturas Verdes (IGIC Porto 2018) organizada pela ANCV, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto. O evento, que teve lotação esgotada, aconteceu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, e contou com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais ligados à sustentabilidade, além de um público variado constituído por arquitetos, engenheiros, estudantes, professores, decisores políticos e representantes de municípios de todo o país.

Entre os oradores destaca-se a presença do ecologista inglês Gary Grant, do Presidente da European Federation of Green Roof Associations (EFB) Dusty Gedge e do Presidente da World Green Infrastructure Network (WGIN) Manfred Kholer.

O vereador do pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, apresentou os desígnios do município nesta área e a estratégia e iniciativas em curso para os cumprir. O Engº Paulo Palha, Presidente da ANCV, apresentou o Projeto Quinto Alçado do Porto, um projeto pioneiro em Portugal que desenvolveu uma proposta de inclusão de coberturas verdes na estratégia ambiental da cidade do Porto e que corresponde a uma parceria entre a ANCV e a CMPorto. As investigadoras Cristina Matos Silva, Vice-Presidente da ANCV, e Inês Teotónio, ambas do Instituto Superior Técnico de Lisboa, apresentaram um estudo que avaliou o impacto económico da inclusão de coberturas verdes em Lisboa.

De destacar ainda a presença dos arquitetos Sidónio Pardal, Pedro Balonas e Sérgio Fernandez, autores dos projetos do Parque da cidade do Porto, da Praça de Lisboa e da reabilitação do reservatório de águas do Parque da Pasteleira, respectivamente. Os três projetos foram visitados no segundo dia da conferência, que deu aos participantes a oportunidade de visitar exemplos concretos de infraestrutura verde da cidade do Porto, acompanhados dos seus projetistas.

A ANCV espera que a conferência motive mais ações políticas no sentido de construir cidades mais sustentáveis e inclusivas.

Mais informações no site oficial do evento: https://igic.webnode.pt/

 

 

 

Imagem: Pedro Baganha, Vereador do pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto 

 

Imagem: Pedro Pombeiro, Diretor do departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Porto 

 

Imagem: Manfred Kholer, Presidente da World Green Infrastructure Network (WGIN)

 

Imagem: Dusty Gedge, Presidente da European Federation of Green Roofs Association (EFB)

 

Imagem: Paulo Palha, Presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV)

 

Imagem: Cristina Matos Silva, Vice-Presidente da ANCV e investigadora do Instituto Superior Técnico de Lisboa

 

Imagem: Peter Massini, Greater London Authority (GLA)

 

© 2018 Associação Nacional de Coberturas Verdes | by Thesign